O Vício dos Livros
- Chouse
- 23 de abr. de 2022
- 1 min de leitura
Autor: Afonso Cruz
Língua: Português
Edição: Companhia das letras, 2021
Tirar História do Livro e Codicologia lançou-me numa busca por todas as vertentes relacionadas com o objeto «livro». Isto assume não só a sua construção física, mas o aspeto sociológico e psicológico que o livro oferece.
Cada capítulo de O Vício dos Livros, de Afonso Cruz, é como uma janela para a relação deste com o livro e com a leitura. Tendo em conta que são experiências pessoais, baseadas em leituras e viagens, a descoberta dos múltiplos papéis que o livro assume é algo comum a vários leitores e escritores. Um livro pode ser a doença ou o remédio, pode mostrar-nos os primeiros laivos de amor ou as primeiras iras do ódio. Pode ser uma fotografia realista ou um postal de um mundo que não existe. É este o propósito deste livro, não uma leitura de lazer, mas uma leitura de descoberta ou de diálogo. Faz-nos pensar, enquanto leitores, qual é a nossa relação com o objeto «livro».
Assim sendo, é uma leitura rápida, as referências são fáceis de perceber, e, embora não seja um estilo de escrita de difícil leitura, ou uma linguagem que seja de uma beleza poética inigualável, espicaça o cérebro para o leitor fazer um exercício de introspeção. Não parece ser um livro para todos os leitores, mas é definitivamente um livro que interesse a quem seja afligido pelo vício dos livros.
Commenti